- Porta
ABRIR O FICHEIRO DA AULA 13
1.
2.
MIRROR (botão na barra de menus) > abre quadro:
Mirror Axis > YZ para inverter a posição do puxador
Offset > 120 para posicionar no outro ladp da porta
Clone Selection > copy para duplicar a entidade
pode ser necessário sair do quadro repetir depois o processo, para aproximar o plano de vista e garantir o posicionamento do espelho do puxador justaposto ao plano da porta; ajusta-se o valor do offset, se necessário
tecla G desactiva a grelha das viewports
3.
4.
5.
Seleccionar porta
Graph Editor > Track view curve editor
a partir da imagem 45, a porta deve trocar 90 graus
Rotation > Z rotation
Botão ADD KEYS > marcar ponto no frame 45 e no frame 95
Activar botão de move e translação > selecionar ponto frame 95 > Value = 90
barra inferior > Play Animation
para previsualizar a animação
detectaram-se erros no movimento que se criou: a porta está a rodar para o lado contrário e sobre um ponto do centro
Graph Editor > Track view curve editor
Activar botão de move e translação > selecionar ponto frame 95 > Value = -90
menu lateral > Hierarchy > Pivot > Afect Pivot Only
é necessário que a porta esteja seleccionada
Activar Snap 'Pivot' e 'Vertex' e desligar todos os outros

barra inferior > Play animation
para confirmar as correções efectuadas
6.
Activar botão 'Select and Link', por baixo da barra de menus
Selecionar um puxador > primir e arrastar até ser visivel a selecção da entidade porta
Repetir para o outro puxador
Criou-se uma ligação entre os puxadores e a porta; agora assumem o movimento animado definido para a porta, acompanhando-a
para confirmar
7.
Guardar uma imagem de internet de uma parede de tijolo
Botão 'Slate Material Editor', por baixo da barra de menus > abre quadro:
Modes > Compact Material Editor
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