- Octaedro, Dodecaedro
ABRIR O FICHEIRO DA AULA 09
OCTAEDRO
1.
desligar todas as layers, excepto 'octaedro'
UCS > world
-VPOINT > -1.5,-1,1
RECTANG > first corner 0,0 > other corner 1,1
2.
UCS > 3P > seleccionar 2 vértices (origem e oposto) > @0,0,100
CIRCLE > centro no vértice > r = 1
Repetir CIRCLE no vértice oposto
3.
3DFACE > picar pontos A, B, C e A (nesta ordem)
4.
ERASE > all > remove > last > ENTER
selecionaram-se as entidades todas e excluiu-se a última à selecção; ficámos com a nossa face nos espaço de trabalho
5.
UCS > world
repor UCS original
ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
SELECT OBJECTS > seleccionar face
CENTER > x = 0.5 > y = 0.5
CENTER > x = 0.5 > y = 0.5
TOTAL NUMBER OF ITEMS > 4
ANGLE TO FILL > 360
6.
UCS > X > 90
MIRROR > all > confirmar selecção dos objectos (ENTER) > seleccionar primeiro ponto do eixo > seleccionar primeiro ponto do eixo > N (não apagar objecto original)
DODECAEDRO
1.
congelar layer 'octaedro'
activar layer 'dodecaedro' como layer de trabalho
UCS > world
POLYGON > number os sides 5 > e (Edge) > primeiro ponto 0,0 > segundo ponto 1,0
2.
REGION > selecionar polígono > confirmar (ENTER)
EXTRUDE > selecionar objecto > 0.22
experimentação do comando EXTRUDE
UNDO > confirmar (ENTER)
MIRROR > seleccionar face > picar primeiro ponto do eixo na origem > picar segundo ponto do eixo > N (não apagar original)
VISUALSTYLE > 2D wireframe
Repetir MIRROR para outro lado
3.
LINE > PER (perpendicular) > indicar linha em relação à qual queremos que a nossa seja perpendicular > indicar outro ponto da nossa linha
UCS > 3P > seleccionar endpoint na linha que desenhámos > seleccionar outra extremidade da linha > @0,0,100
CIRCLE > centro na origem da nossa UCS > raio no outro extremo da linha
4.
LINE > LINE > PER (perpendicular) > indicar linha em relação à qual queremos que a nossa seja perpendicular > indicar outro ponto da linha
UCS > 3P > seleccionar endpoint na linha que desenhámos > seleccionar outra extremidade da linha > @0,0,100
5.
ALIGN > seleccionar pentágono da esquerda> primeiro ponto de origem coincidente com primeiro ponto de destino numa extremidade da aresta comum com o outro pentágono> segundo ponto de origem coincidente com segundo ponto de destino na outra extremidade da aresta comum com o outro pentágono > 3º ponto de origem no vértice da direita > 3º ponto de destino na intersecção das duas circunferências
UCS > w
ERASE > all > remove > seleccionar objectos a excluir à selecção > confimar erase da selecção (ENTER)
6.
CIRCLE > 3p > selecionar 3 pontos do pentágono
ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
SELECT OBJECTS > seleccionar face
CENTER > seleccionar centro da circunferência
CENTER > seleccionar centro da circunferência
TOTAL NUMBER OF ITEMS > 5
7.mover circunferência para layer 'lixo'
COPY > seleccionar tudo > copiar para o lado
na cópia:
ROTATE3D > seleccionar objectos > y > seleccionar ponto de charneira > 180
VISUALSTYLES > conceptual
para melhor percepção do objecto e evitar enganos no próximo passo
ALIGN > seleccionar objecto rodado > fazer correspondência entre pontos de origem e pontos de destino
VISUALSTYLE > shaded
Sem comentários:
Enviar um comentário