Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de outubro de 2015

AULA 10, 15/10/2015

Sólidos Platónicos (continuação)

- Octaedro, Dodecaedro

ABRIR O FICHEIRO DA AULA 09



OCTAEDRO

1.

desligar todas as layers, excepto 'octaedro'

UCS > world
-VPOINT > -1.5,-1,1
RECTANG > first corner 0,0 > other corner 1,1



2.

UCS > 3P > seleccionar 2 vértices (origem e oposto) > @0,0,100
CIRCLE > centro no vértice > r = 1


Repetir CIRCLE no vértice oposto



3.

3DFACE > picar pontos A, B, C e A (nesta ordem)



4.

ERASE > all > remove > last > ENTER
selecionaram-se as entidades todas e excluiu-se a última à selecção; ficámos com a nossa face nos espaço de trabalho



5.

UCS > world
repor UCS original

ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
SELECT OBJECTS > seleccionar face
CENTER > x = 0.5 > y = 0.5
TOTAL NUMBER OF ITEMS > 4
ANGLE TO FILL > 360




6.

UCS > X > 90
MIRROR > all > confirmar selecção dos objectos (ENTER) > seleccionar primeiro ponto do eixo > seleccionar primeiro ponto do eixo > N (não apagar objecto original)







DODECAEDRO

1.

congelar layer 'octaedro' 
activar layer 'dodecaedro' como layer de trabalho

UCS > world
POLYGON > number os sides 5 > e (Edge) > primeiro ponto 0,0 > segundo ponto 1,0



2.

REGION > selecionar polígono > confirmar (ENTER)


EXTRUDE > selecionar objecto > 0.22
experimentação do comando EXTRUDE


UNDO > confirmar (ENTER)

MIRROR > seleccionar face > picar primeiro ponto do eixo na origem > picar segundo ponto do eixo > N (não apagar original)


VISUALSTYLE > 2D wireframe

Repetir MIRROR para outro lado



3.

LINE > PER (perpendicular) > indicar linha em relação à qual queremos que a nossa seja perpendicular > indicar outro ponto da nossa linha


UCS > 3P > seleccionar endpoint na linha que desenhámos > seleccionar outra extremidade da linha > @0,0,100


CIRCLE > centro na origem da nossa UCS > raio no outro extremo da linha



4.

LINE > LINE > PER (perpendicular) > indicar linha em relação à qual queremos que a nossa seja perpendicular > indicar outro ponto da linha


UCS > 3P > seleccionar endpoint na linha que desenhámos > seleccionar outra extremidade da linha > @0,0,100

CIRCLE > centro na origem da nossa UCS > raio no outro extremo da linha



5.

ALIGN > seleccionar pentágono da esquerda> primeiro ponto de origem coincidente com primeiro ponto de destino numa extremidade da aresta comum com o outro pentágono> segundo ponto de origem coincidente com segundo ponto de destino na outra extremidade da aresta comum com o outro pentágono > 3º ponto de origem no vértice da direita  > 3º ponto de destino na intersecção das duas circunferências




UCS > w
ERASE > all > remove > seleccionar objectos a excluir à selecção > confimar erase da selecção (ENTER)



6.

CIRCLE > 3p > selecionar 3 pontos do pentágono

ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
SELECT OBJECTS > seleccionar face
CENTER > seleccionar centro da circunferência
TOTAL NUMBER OF ITEMS > 5
ANGLE TO FILL > 360




7.

mover circunferência para layer 'lixo'

COPY > seleccionar tudo > copiar para o lado

na cópia:
ROTATE3D > seleccionar objectos > y > seleccionar ponto de charneira > 180

VISUALSTYLES > conceptual
para melhor percepção do objecto e evitar enganos no próximo passo

ALIGN > seleccionar objecto rodado > fazer correspondência entre pontos de origem e pontos de destino



VISUALSTYLE > shaded


Sem comentários:

Enviar um comentário