DADO
NOVO FICHEIRO >
acad isso
1.
BOX > CENTER >
0,0 > 10,10,10
VPOINT >
visualização especifica de um ponto > 20,-20,20
VPOINT >
20,-19,20
VPOINT >
20,-19,22
Controlo da
visualização de um ponto (em axonometria)
Pode utilizar-se setas do teclado (cima) para regressar ao comando, em vez de estar a escrever outra vez o comando
2.
XL >
(desligar DINAMIC
UCS - F6) ou command OS - vai abrir quadro drafting settings (ativar/ desativar
osnap)
Garantir que osnap
de pontos está ativo
Desligar F12
XL> IDENTIFICAR
PONTO ORIGEM, PONTO NA DIREÇÃO Y E PONTO DIREÇÃO X
3.
OFFSET > 2.5 >
SELECIONAR XLINE > M (MULTIPLE) para optimizar utilização do comando
Selecionar fora do
cubo para evitar confusão do programa na identificação da linha
SPHERE > centro no centro da face inferior > R=1
SPHERE > centro no centro da face inferior > R=1
4.
Mover a grelha para
marcação dos restantes pontos:
MOVE > SELECIONAR
OBJECTOS > identificar pontos do vector: base point = origem, second point =
o de cima
SPHERE > centro
> R=1
5.
UCS (User Coordinate System) > X > 90
graus
ROTATE >
selecionar grelha > 90 graus
para mover/ rodar a
grelha para a próxima face
6.
voltar ao 2D wireframe para trabalhar
COPY> seleccionar uma esfera > base point no centro de uma esfera > picar os pontos da grelha onde se quer fixar as novas esferas
VISUAL STYLES > conceptual (para nos apercebermos do objecto que estamos a criar
7.
mover grelhas para layer "lixo"
COPY > seleccionar quatro das esferas da face superior > base point num vértice do cubo > second point no mesmo vértice
para a cópia ficar no mesmo sítio
ALIGN > seleccionar as cópias > first source point coincidente com first destination point (servirá de charneira ao rebatimento) > second source point no vértice mais distante > second destination point no vértice que queremos fazer corresponder
este conjunto de comandos constitui uma alternativa de comando para inserir novas esferas
8.
Repetir COPY e ALIGN para as restantes faces
usar 3DORBIT para rodar o objecto no espaço
9.
UNION > selecionar tudo > r (remove) > selecionar cubo > Enter
selecionaram-se todos os objectos e removeu-se o cubo à selecção feita; UNION foi aplicado ao conjunto das esferas
SUBTRACT > seleccionar cubo > ENTER > selecionar esferas > ENTER
subtrairam-se as esferas ao volume do cubo
10.
FILLET > r = 0.5 > selecionar arestas do cubo
FILLET > r = 0.05 > selecionar circunferências
comando fillet vai bolear as arestas
11. SLEDIT > f (face) > l (color) > seleccionar faces > ENTER > escolher cor
VISUALSTYLE > realistic
VISUAL STYLES > conceptual (para nos apercebermos do objecto que estamos a criar
7.
mover grelhas para layer "lixo"
COPY > seleccionar quatro das esferas da face superior > base point num vértice do cubo > second point no mesmo vértice
para a cópia ficar no mesmo sítio
ALIGN > seleccionar as cópias > first source point coincidente com first destination point (servirá de charneira ao rebatimento) > second source point no vértice mais distante > second destination point no vértice que queremos fazer corresponder
este conjunto de comandos constitui uma alternativa de comando para inserir novas esferas
8.
Repetir COPY e ALIGN para as restantes faces
usar 3DORBIT para rodar o objecto no espaço
9.
UNION > selecionar tudo > r (remove) > selecionar cubo > Enter
selecionaram-se todos os objectos e removeu-se o cubo à selecção feita; UNION foi aplicado ao conjunto das esferas
SUBTRACT > seleccionar cubo > ENTER > selecionar esferas > ENTER
subtrairam-se as esferas ao volume do cubo
10.
FILLET > r = 0.5 > selecionar arestas do cubo
FILLET > r = 0.05 > selecionar circunferências
comando fillet vai bolear as arestas
11. SLEDIT > f (face) > l (color) > seleccionar faces > ENTER > escolher cor
VISUALSTYLE > realistic
Sem comentários:
Enviar um comentário