Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de outubro de 2015

AULA 04, 24/09/2015

DADO

NOVO FICHEIRO > acad isso


1.

BOX > CENTER > 0,0 > 10,10,10
VPOINT > visualização especifica de um ponto > 20,-20,20
VPOINT > 20,-19,20
VPOINT > 20,-19,22
Controlo da visualização de um ponto (em axonometria)

Pode utilizar-se setas do teclado (cima) para regressar ao comando, em vez de estar a escrever outra vez o comando



2.

XL >
(desligar DINAMIC UCS - F6) ou command OS - vai abrir quadro drafting settings (ativar/ desativar osnap)
Garantir que osnap de pontos está ativo
Desligar F12
XL> IDENTIFICAR PONTO ORIGEM, PONTO NA DIREÇÃO Y E PONTO DIREÇÃO X





3.

OFFSET > 2.5 > SELECIONAR XLINE > M (MULTIPLE) para optimizar utilização do comando
Selecionar fora do cubo para evitar confusão do programa na identificação da linha

SPHERE > centro no centro da face inferior > R=1




4.

Mover a grelha para marcação dos restantes pontos:
MOVE > SELECIONAR OBJECTOS > identificar pontos do vector: base point = origem, second point = o de cima
SPHERE > centro > R=1
Repetir comando ou fazer COPY das esferas




5.

UCS (User Coordinate System) > X > 90 graus
ROTATE > selecionar grelha > 90 graus
para mover/ rodar a grelha para a próxima face
VISUAL STYLES > conceptual (para nos apercebermos do objecto que estamos a criar)







6.


voltar ao 2D wireframe para trabalhar

COPY> seleccionar uma esfera > base point no centro de uma esfera > picar os pontos da grelha onde se quer fixar as novas esferas
VISUAL STYLES > conceptual (para nos apercebermos do objecto que estamos a criar









7.


mover grelhas para layer "lixo"

COPY > seleccionar quatro das esferas da face superior > base point num vértice do cubo > second point no mesmo vértice
para a cópia ficar no mesmo sítio
ALIGN > seleccionar as cópias > first source point coincidente com first destination point (servirá de charneira ao rebatimento) > second source point no vértice mais distante > second destination point no vértice que queremos fazer corresponder
este conjunto de comandos constitui uma alternativa de comando para inserir novas esferas






8.


Repetir COPY e ALIGN para as restantes faces

usar 3DORBIT para rodar o objecto no espaço






9.


UNION > selecionar tudo > r (remove) > selecionar cubo > Enter

selecionaram-se todos os objectos e removeu-se o cubo à selecção feita; UNION foi aplicado ao conjunto das esferas
SUBTRACT > seleccionar cubo > ENTER > selecionar esferas > ENTER
subtrairam-se as esferas ao volume do cubo





10.

FILLET > r = 0.5 > selecionar arestas do cubo

FILLET > r = 0.05 > selecionar circunferências
comando fillet vai bolear as arestas




11. SLEDIT > f (face) >  l (color) > seleccionar faces > ENTER > escolher cor
VISUALSTYLE > realistic




Sem comentários:

Enviar um comentário