- Porta (continuação)
cada vista tem sistema de coordenadas próprio, produzindo-se diferentes resultados consoante a vista selecionada
menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 3000; Width: 350; Height:3000 > Create
keyboard entry dá coordenadas de inserção do objecto
menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 500; Width: 900; Height:2100 > Create
3.
mudar nome do objecto para 'PAREDE'
menu CREATE > selecionar Compound Objects
é preciso selecionar a PAREDE para que o programa disponibilize os comandos
Object type > BOOLEAN
Pick Boolean > Pick operand B > seleccionar a outra box
Operation > Subtraction (A-B)
criou-se o vão na parede, através da intersecção dos objectos
4.
menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 50; Width: 900; Height:2100 > Create
criou-se a representação da porta
5.
menu MODIFY > parameteres > Width: 890
diminui-se o comprimento da porta em 1cm (10mm)
activar botao 'Select and Move' (na bara de menus)
activar snap VERTEX e desligar todos os outros (carregar com o do lado direito do rato sobre o botão Snaps Toggle)
verificar que snaps estão activados
mudar para visual style wireframe
seleccionar objecto porta
programa mostra eixos de movimentação
primir sobre o vértice referência para o deslocamento > arrastar o objecto até sobrepor ao vértice da parede
6.
menu CREATE > Shapes (para criar objectos 2D) > line > keyboard entry > X:-400; Y:125; Z:900 > add point > X:-400; Y:75; Z:900 > add point > X:-300; Y:75; Z:900 > add point > finish
7.
selecionar viewport front
cada viewport está associada a um sistema de coordenadas diferente e agora pertende-se desenhar uma forma bidimensional paralela ao plano de frente
menu CREATE > Shapes (para criar objectos 2D) > circle
activar snap toggle, na barra de menus
primir sobre um ponto do puxador > arrastar para definir uma medida aleatória do raio
menu lateral > parameteres > Raidus: 30
programa permite editar propriedades dos objectos antes da sua inserção
activar snap ENDPOINTe desligar todos os outros (carregar com o do lado direito do rato sobre o botão Snaps Toggle)
selecionar círculo > primir sobre um ponto para o deslocamento > arrastar o objecto até sobrepor o centro ao vértice da linha do puxador
8.
menu CREATE > selecionar Compound Objects
Object type > LOFT
Creation method > Get Path > selecionar linha do puxador
foi criado o volume do puxador
9.
menu MODIFY > Deformations > Scale > abre um quadro:
-acrescentar pontos
-definir posição dos pontos
-alterar propriedades
define-se a forma do volume do puxador
10.
selecionar linha do puxador
selecionar a linha no menu lateral
primir sobre o vértice de referência para o deslocamento > arrastar vértice
aumentou-se o comprimento do puxador
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