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terça-feira, 27 de outubro de 2015

AULA 13, 27/10/2015

3D MaxStudio

- Porta (continuação)


1.

seleccionar vista FRONT ou PERSPECTIVE
cada vista tem sistema de coordenadas próprio, produzindo-se diferentes resultados consoante a vista selecionada

menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 3000; Width: 350; Height:3000 > Create
keyboard entry dá  coordenadas de inserção do objecto




2.

menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 500; Width: 900; Height:2100 > Create




3.

mudar nome do objecto para 'PAREDE'

menu CREATE > selecionar Compound Objects
é preciso selecionar a PAREDE para que o programa disponibilize os comandos

Object type > BOOLEAN
Pick Boolean > Pick operand B > seleccionar  a outra box
Operation > Subtraction (A-B)
criou-se o vão na parede, através da intersecção dos objectos



4.

menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 50; Width: 900; Height:2100 > Create
criou-se a representação da porta



5.

menu MODIFY > parameteres > Width: 890
diminui-se o comprimento da porta em 1cm (10mm)


activar botao 'Select and Move' (na bara de menus)
activar snap VERTEX e desligar todos os outros (carregar com o do lado direito do rato sobre o botão Snaps Toggle)
verificar que snaps estão activados
mudar para visual style wireframe

seleccionar objecto porta
programa mostra eixos de movimentação
primir sobre o vértice referência para o deslocamento > arrastar o objecto até sobrepor ao vértice da parede



6.

menu CREATE > Shapes (para criar objectos 2D) > line > keyboard entry > X:-400; Y:125; Z:900 > add point > X:-400; Y:75; Z:900 > add point > X:-300; Y:75; Z:900 > add point > finish



7.

selecionar viewport front
cada viewport está associada a um sistema de coordenadas diferente e agora pertende-se desenhar uma forma bidimensional paralela ao plano de frente

menu CREATE > Shapes (para criar objectos 2D) > circle
activar snap toggle, na barra de menus
primir sobre um ponto do puxador > arrastar para definir uma medida aleatória do raio
menu lateral > parameteres > Raidus: 30
programa permite editar propriedades dos objectos antes da sua inserção


activar snap ENDPOINTe desligar todos os outros (carregar com o do lado direito do rato sobre o botão Snaps Toggle)

selecionar círculo > primir sobre um ponto para o deslocamento > arrastar o objecto até sobrepor o centro ao vértice da linha do puxador



8.

menu CREATE > selecionar Compound Objects

Object type > LOFT
Creation method > Get Path > selecionar linha do puxador
foi criado o volume do puxador



9.

menu MODIFY > Deformations > Scale > abre um quadro:
-acrescentar pontos
-definir posição dos pontos
-alterar propriedades
define-se a forma do volume do puxador





10.

selecionar linha do puxador
selecionar a linha no menu lateral
primir sobre o vértice de referência para o deslocamento > arrastar vértice
aumentou-se o comprimento do puxador


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