Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de outubro de 2015

AULA 11, 20/10/2015

Sólidos Platónicos (continuação)

- Icosaedro

ABRIR O FICHEIRO DA AULA 09


ICOSAEDRO - poliedro com 20 lados

1.

desligar todas as layers, excepto 'icosaedro'

-VPOINT > -1.5, -1,1
POLYGON > number of edges 5 > primeiro ponto 0,0 > segundo ponto 1,0

POLYGON > number of edges 3 > picar vértice do pentágono
ucs > charneira y > 90
CIRCLE > centro no midpoint no nosso primeiro triangulo > segundo ponto no vértice
UCS > world
para repor ucs principal

podemos usar 3DORBIT para percebermos o objecto no espaço, retornar UCS principal

UCS > 3P > origem no mesmo sítio > segundo ponto no vértice do pentágono > @0,0,100
UCS > Y > 90
pq queríamos um plano perpendicular ao feito anteriormente

CIRCLE > centro no midpoint do segundo triângulo > segundo ponto no vértice

pode rodar-se o ponto de vista, para compreender o objecto no espaço

3DFACE > picar vértice > picar vértice > picar intresecção das circunferências > picar primeiro vértice outra vez
VISUALSTYLES > shaded
para visualizar a face

ERASE > all > remove > last > confirmar (ENTER)
indicação para retirar a ultima entidade inserida (face) à selecção

VISUALSTYLES > 2Dwireframe
UCS > w

ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
SELECT OBJECTS > seleccionar face
CENTER > no vértice superior do triângulo
TOTAL NUMBER OF ITEMS > 5
ANGLE TO FILL > 360

VISUALSTYLE > shaded

UCS > 3p > picar quaisquer 3 pontos de um plano que contenha a nova figura que queremos desenhar
plano que contenha a figura que queremos desenhar, sobre ele devemos poder desenhar

apagar uma das faces

ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
SELECT OBJECTS > seleccionar face
CENTER > no vértice do triângulo sobre o qual queremos fazer a rotação do array
TOTAL NUMBER OF ITEMS > 5
ANGLE TO FILL > 360

REPETIR PROCESSO PARA AS RESTANTES FACES
porque isocaedro repete a configuração da pirâmide pentagonal

quando faltam 2 ou 3 faces por fechar:
3DFACE > picar pontos da face

Repetir para as restantes

WBLOCK (writable block) > abre quadro: object (pq so queremos exportar um dos objectos)
SELECcIONAR OBJECTO
RETAIN (para não apagar original)
MILIMETERS
DEFINIR PASTA DE DESTINO PARA GUARDAR NOVO DOCUMENTO

DIST > medir uma das arestas (mede 1 unidade)
SCALE > picar qualquer vértice como ponto de referência > 160
queremos aumentar a medida da aresta para 160 unidades, a escala será 1/160
DIST > medir uma das arestas (já mede 160 unidades)

ZOOM > extend

EXTRUDE > all > confirmar (ENTER) > altura = 2.5
conferimos espessura a cada face

Sem comentários:

Enviar um comentário