Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de outubro de 2015

AULA 12, 22/10/2015

3D MaxStudio

- Porta





As vistas estão associadas a diferentes UCS

botão MAXIMIZE VIEWPORT TOGGLE
altena entre uma viewport e várias vieports; vai maximizar a viewport selecionada

Só disponibiliza comandos quando há condições para o concretizar

Menu à direita contém as ferramentas mais utilizadas, organizadas nos menus:
Create (criar objectos - várias classes de objectos; unidades tridimensionais ou bidimensionais
Modify (edição do objecto)
Herarchy,
Motion (animação),
Display,
Utilities

Se houver necessidade de mudar a placa gráfica associada:
Menu Costumize > Preferences > Viewports > Choose Driver > escolher
Para a atualização é necessário fechar e voltar a abrir o programa

Trabalhar sempre com números inteiros - caso contrário, programa dará erro
Vamos trabalhar com a unidade milimetros



1.

menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 3000; Width: 250; Height:3000 > Create
menu MODIFY >
qq coisa que se faça, pode, em qq altura, ser alterada

mudar o nome do objecto para 'parede'
todos os objectos têm nome
mudar a cor do objecto (cor de trabalho para distinção de entidades) > picar cor em frente ai nome > escolher cor


2.

menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 350; Width:900; Height:2100 > Create
criou-se uma nova box

Esc para desseleccionar o objecto (ou picar fora do objecto, noutra vieport)

barra de menus > botão select by name
faz um listing dos objectos existentes. podemos selecionar os objectos a partir dessa lista

criar parede com um vão > intersecção dos objectos:

menu CREATE > selecionar Compound Objects
o programa só disponibilizará as restantes opções de edição de o objecto estiver selecionado, caso contrário os botões do menu aparecem bloqueados
é preciso selecionar a nossa parede

Object type > BOOLEAN
Pick Boolean > Pick operand B > seleccionar  a outra box
Operation > Subtraction (A-B)
criou-se o vão na parede, através da intersecção dos objectos


3.

menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 50; Width:900; Height:2100 > Create
criou-se uma nova box
criámos a nossa porta

activar snap VERTEX
verificar que snaps estão activados
verificar que opção de translacção está accionada

seleccionar objecto porta
programa mostra eixos de movimentação
primir sobre o vértice referência para o deslocamento > arrastar o objecto até sobrepor ao vértice da parede

save do ficheiro
3DS
DXF


4.

selecionar viewport front
pq queremos desenhar uma entidade bidimensional e que fique correctamente posicionada
atenção que cada viewport está associada a um sistema de coordenadas diferente (selecionar a viewport perspective vai originar resultado diferente )
menu CREATE > Shapes (para criar objectos 2D) > circle > keyboard entry > X:-420; Y:900; Z:-75>  R = 25 > Create


Sem comentários:

Enviar um comentário