- Porta
botão MAXIMIZE VIEWPORT TOGGLE
altena entre uma viewport e várias vieports; vai maximizar a viewport selecionada
Só disponibiliza comandos quando há condições para o concretizar
Menu à direita contém as ferramentas mais utilizadas, organizadas nos menus:
Create (criar objectos - várias classes de objectos; unidades tridimensionais ou bidimensionais
Modify (edição do objecto)
Herarchy,
Motion (animação),
Display,
Utilities
Se houver necessidade de mudar a placa gráfica associada:
Menu Costumize > Preferences > Viewports > Choose Driver > escolher
Para a atualização é necessário fechar e voltar a abrir o programa
Trabalhar sempre com números inteiros - caso contrário, programa dará erro
Vamos trabalhar com a unidade milimetros
1.
menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 3000; Width: 250; Height:3000 > Create
menu MODIFY >
qq coisa que se faça, pode, em qq altura, ser alterada
mudar o nome do objecto para 'parede'
todos os objectos têm nome
mudar a cor do objecto (cor de trabalho para distinção de entidades) > picar cor em frente ai nome > escolher cor
2.
menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 350; Width:900; Height:2100 > Create
criou-se uma nova box
Esc para desseleccionar o objecto (ou picar fora do objecto, noutra vieport)
barra de menus > botão select by name
faz um listing dos objectos existentes. podemos selecionar os objectos a partir dessa lista
criar parede com um vão > intersecção dos objectos:
menu CREATE > selecionar Compound Objects
o programa só disponibilizará as restantes opções de edição de o objecto estiver selecionado, caso contrário os botões do menu aparecem bloqueados
é preciso selecionar a nossa parede
Object type > BOOLEAN
Pick Boolean > Pick operand B > seleccionar a outra box
Operation > Subtraction (A-B)
criou-se o vão na parede, através da intersecção dos objectos
3.
menu CREATE > BOX > keyboard entry > Lenght: 50; Width:900; Height:2100 > Create
criou-se uma nova box
criámos a nossa porta
activar snap VERTEX
verificar que snaps estão activados
verificar que opção de translacção está accionada
seleccionar objecto porta
programa mostra eixos de movimentação
primir sobre o vértice referência para o deslocamento > arrastar o objecto até sobrepor ao vértice da parede
save do ficheiro
3DS
DXF
4.
selecionar viewport front
pq queremos desenhar uma entidade bidimensional e que fique correctamente posicionada
atenção que cada viewport está associada a um sistema de coordenadas diferente (selecionar a viewport perspective vai originar resultado diferente )
menu CREATE > Shapes (para criar objectos 2D) > circle > keyboard entry > X:-420; Y:900; Z:-75> R = 25 > Create
Sem comentários:
Enviar um comentário