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domingo, 18 de outubro de 2015

AULA 09, 13/10/2015

Parabolóide Hiperbólico

1.

BOX  > center 0,0,0 > other corner 3,2,1
VPOINT > -1.5,-1,1



2.

NEW LAYER > "geratrizes"
activar como layer de trabalho

LINE > desenhar diagonal de cada face



3.

COPY > seleccionar diagonais > copiar para o lado
e voltar a trabalhar no original

DIVIDE > seleccionar diagonais > 7
vai dividir uma entidade em partes iguais; não divide propriamente, mas marca a divisão com pontos

DDPTYPE > POINT STYLE
para criar representações do ponto no espaço, já que na geometria euclidiana o ponto não tem dimensão

LINE > desenhar malha por união dos pontos criados
é preciso activar osnap NODE 



4.

NOTA:
- comando "OOPS" para recuperação a ultima selecção apagada
-comando "FILTER" para selecção filtrada dos objectos

NEW LAYER "parábola"
activar como layer de trabalho
desactivar layer onde se desenhou a box

SPLINE > picar pontos de intersecção da malha, até desenhar linha curva de um vértice ao outro
é preciso activar osnap intresection



5.

SURTAB1 > 7
SURFTAB2 > 7

na cópia que foi posta de lado:
EDGESURF > seleccionar diagonais opostas alternadamente



_________________




Sólidos Platónicos

- Cubo, Tetraedro


NEW LAYER > criar 5 layers


CUBO

1.

3DFACE > 0,0 > 1,0 > 1,1> 0,1
VPOINT > -1.5, -1, 1
VISUALSTYLES > SHADED



2. 

COPY > seleccionar face > copiar de maneira a compor a planificação de um cubo

UCS  > Y > 90
ROTATE > seleccionar face > picar ponto base > ângulo rotação 90


ROTATE > seleccionar duas faces > picar ponto base > ângulo rotação -90


ROTATE > seleccionar faces > picar ponto base > ângulo rotação -90



3.

UCS > WORLD
para repor ucs principal

UCS > X > 90
ROTATE > seleccionar face > picar ponto base > ângulo rotação 90
Repetir ROTATE para outra face, alterando ângulo de rotação -90


CONGELAR LAYER DO CUBO
UCS > WORLD



TETRAEDRO

1.

POLYGON > EDGE > 0,0 > 1,0
3DFACE > picar 3 pontos do triângulo > ENTER ENTER

ERASE > ALL > REMOVE > LAST
ficámos so com a 3d face, a polyline foi apagada




2.

MIRROR > selecionar face > definir linha de eixo
COPY > seleccionar triângulo > picar ponto base > fazer duas cópias
construiu-se a planificação do tetraedro



3.

OSNAP > 3DObject > activar midpoint edge


CIRCLE > center no midpoint do lado > raio até ao vértice



4.

VISUALSTYLES > wireframe

UCS > WORLD
UCS > 3P > origem no midpoint do lado > x no vértice > z @0,0,100


CIRCLE > center na origem da UCS definida > raio até ao vértice



5. 

VISUALSTYLES > SHADED
UCS > WORLD

ALIGN > seleccionar entidade > picar 2x o primeiro vértice da face (1º ponto origem coincide com 1º ponto destino) > picar 2x o segundo vértice da face (2º ponto origem coincide com 2º ponto destino) > 3º ponto origem no vértice da face > 3º ponto destino na intersecção das circunferências




6. 

mover circunferências para uma layer 'lixo'

Repetir processo do ALIGN para as restantes faces
usar 3DORBIT para rodar objecto, para melhor visibilidade





AULA 08, 8/10/2015

Cónicas (continuação)

- Parabólica, Hiperbolóide de 2 ramos, Hiperbolóide de 1 ramo

ABRIR O FICHEIRO DA AULA 06/ 07


1.


NEW LAYER "parabólica", cor 92 
activar como layer de trabalho
congelar todas as layers, excepto 'parabola'

LINE > Linha vertical a passar pelos pontos médios da parábola


UCS > 3P (POINTS) > pick midpoint inferior, extremidade direita e midpoint superior
para criar plano que seja paralelo ou contenha a parábola



2.

BOUNDARY > REGION > PICK POINTS > picar ponto interior de uma metade da parábola (área a transformar em REGION)

desactivar layer "parabola"

VISUAL STYLE > realistic



3.

UCS > WORLD
para regressar ao sistema de coordenadas principal

REVOLVE > selecionar objecto > selecionar linha vertical (como eixo de rotação) > 360
parabólica foi feita

se quiséssemos um objecto oco, poderia criar-se outra parabolica, de menor dimensao, dentro desta e usar o comando SUBTRACT



4.

NEW LAYER  "hiperbole 2 ramos"
activar como layer de trabalho
congelar todas as layers, excepto 'hiperbole'

LINE> midpoint > linha vertical
UCS > Y (charneira) > 90 graus



5.

BOUNDARY > REGION > PICK POINTS > picar ponto interior das áreas a transformar em REGION)
não funcionou

PLAN> enter
para ter vista em alçado, para evitar ambiguidades no reconhecimento de entidades


BOUNDARY > REGION > PICK POINTS > picar ponto interior das áreas a transformar em REGION) 
ainda não funcionou

tentou-se ainda individualizar a linha vertical em duas e colocar tudo na mesma layer; ainda assim, o camando BOUNDARY não reconheceu as entidades para definir um REGION
parte do exercício por finalizar em aula




6.

NEW LAYER "hiperboloide 1 ramo" 
ativar como layer de trabalho
desactivar todas as outras layers

VPOINT > -1,-1,1
UCS > WORLD
repor UCS

CIRCLE > 0,0 > 5
CIRCLE > 0,0 > 1
desenhou-se 2 circunferências concêntricas



7.

LINE> NEAREST > pick point aleatório da circunferência
LINE > TANGENT > pick point tangente

EXTEND > linha até circunferência


LINE > pick point > .XY > pick next point > 10
confirmar que osnap ENDPOINT está activo


COPY > selecionar circunferência e geratiz no espaço
Copy no plano x (ortho ligado)



8.

ARRAYCLASSIC > abre quadro: seleccionar POLAR ARRAY
PICK CENTER POINT > pick centro das circunferências
TOTAL NUMBER OF SEGMENTS > 180
ANGLE TO FILL > 360





9.

SURFTAB1 > 27
SURFTAB2 > 27

na cópia que foi posta de lado:

LINE > CENTRO DA CIRCUNFERENCIA > @0,0,10 (coordenadas relativas)
desenhou-se uma linha vertical a passar no centro

REVSURF > seleccionar linha oblíqua > selecionar linha vertical como eixo > start angle 0 > rotação 360
VISUALSTYLE > realistic



_____________________________________




Chapéu

Exercício rápido 


1.



PL (POLILINE) > 0,0 > @1<60  > 1,0
OFFSET > 0.01
LINE > fechar extremidades
JOIN
REVOLVE > seleccionar objecto > seleccionar linha oblíqua lado direito como eixo



3DORBIT
para manipular e visualizar o objecto no espaço


AULA 07, 6/10/2015

Cónicas (continuação)

- Parábola, Hipérbole, Esfera e Toros


ABRIR O FICHEIRO DA AULA 06 

1.

UCS > 3P (POINTS) > picar 1, 2, ativar orto F8, picar direcção 3

para dar a inclinação da parábola


definir layer 'parabola' como layer de trabalho

SECTION > selecionar cone de baixo > XY > 0,0,-3
parábola foi feita



2.

UCS > WORLD
para repor UCS principal/ regressar à ortogonalidade

definir layer 'hipérbole' como layer de trabalho

SECTION > selecionar ambos os cones > YZ (plano secante paralelo ao palno YZ) > ponto do plano YZ -2,0,0
hipérbole  foi feita



3.

NEW LAYER > 'esfera'

congelar todas as layers, menos 'esfera' e 'circunferência'
mover a circunferência existente para a layer 'esfera'

EXPLODE > seleccionar circunferência
apareceram pontos quadrantes
comando EXPLODE, decompõe um objecto nos seus componentes em separado, permitindo modificá-los individualmente

LINE> traçar diâmetro da circunferência
TRIM > seleccionar uma metade da circunferência
PEDIT > seleccionar diâmetro > JOIN > seleccionar meia circunferência
uniu-se as duas entidades numa só



REVOLVE > picar pontos do diâmetro para definir eixo de rotação > 360
esfera foi feita


VISUALSTYLES > realistic



4.

NEW LAYER > 'toros'
organizar/ congelar layers menos "elipse" e "toros" e "0"
definir layer 'toros' como layer de trabalho 


LINE > traçar diâmetro da elipse
UCS > Object > picar centro


MOVE > seleccionar linha > @0,7
para posicionar a linha no espaço, onde servirá de eixo à rotação
UCS > world
REVOLVE > seleccionar a linha como eixo > 360
o toros foi feito


AULA 06, 1/10/2015

Cubo Parabólico


1.

VPORT > FOUR:LEFT > 3D
BOX > 0,0,0 > 10,10,10

3DORBIT para perceber o objecto no espaço

UCS > picar vértices A, B e C (nesta ordem)




2.

NEW LAYER > AUX
para colocar todas as linhas auxiliares

NEW LAYER > "CUBO" > CYAN
mover cubo para layer

LINE > picar vértices do cubo (desenhar diagonais)
verificar snaps activos ENDPOINT, MIDPOINT, INTRESECTION



3.

congelar layer do cubo
colocar em vista de cima (TOP)

CIRCLE > R=2


COPY> selecionar linha vertical que passa pelo centro > base point no centro da circunferência > second point alinhado com intersecções da circunferência com as diagonais

POINT na intersecção da linha com o eixo
Temos um dos pontos da curva (foco do lado esquerdo)

PDMODE>35



4.

mover elementos desnecessários para uma layer 'lixo'

MIRROR> selecionar ponto > eixo na linha vertical > ERASE SOURCE OBJECTS - NO
Encontrámos o foco da direita




Continua…


_____________________________________




Cónicas

- Circunferência e Elipse 


1.

Criação de organização de layers



2.

CONE > 0,0,0> R= 5 > H=10
VPORT> FOUR:LEFT > 3D



CONE > 0,0,20 > R=5 > H=-10

mudar layer de trabalho para 'circunferencia'
SECTION > XY (secção num plano paralelo ao plano xy) > ponto do plano 0,0,5



3.

UCS  > WORLD > origin: X > rotation angle: 20

mudar layer de trabalho para 'elipse'
SECTION > XY (secção num plano paralelo ao plano xy - que foi posto a um angulo 20 graus, inclinação desejada para a elipse) > secção num plano paralelo ao plano xy



4.

UCS > origin: WORLD

Para regressar ao sistema de coordenadas original