Pesquisar neste blogue

terça-feira, 17 de novembro de 2015

AULA 19, 17/11/20015

AutoCAD - SLICE


1.

BOX > 0,0 > 10,10,10
criou-se um cubo com 10 mm de aresta, por indicação dos pontos coordenadas
-VP > -1, 1.5, 1



OSNAP > 3D Object Snap > 3D Object Snap On



2.

LINE > desenhar diagonais das faces do cubo



3.

activar snap MIDPOINT

LINE > desenhar rectângulo picando com vértices nos pontos médios das diagonais
PROP > selecionar linhas desenhadas > alterar a cor
para nãoo criar confusão com o resto do desenho



4.

LINE > ligar vértices do rectângulo ao ponto médio da face superior e ponto médio da face inferior da box
alterar também a cor destas novas linhas



5.

SLICE > 3P > picar 3 vértices de uma face da forma que se criou no interior da box > Both
cortou-se a box em duas partes tomando como referência a face picada






ERASE > selecionar parte cortada da box




6.

VISUALSTYLES > X-ray
permite ter uma noção das faces/ volume, mas manter a visibilidade das linhas de contorno para saber que pontos se picam

SLICE > 3P > picar 3 vértices de uma face da forma que se criou no interior da box > picar ponto do lado a manter






7.

Repetir o processo para todas as faces








8.

ERASE > selecionar todas as linhas que já nao são necessárias



9.

3D ORBIT
para se confirmar o volume resultante e compreender o objecto no espaço


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

AULA 18, 12/11/2015

Abrir ficheiro ' Solidos Platónicos' no AutoCAD

1.

WBLOCK > abre quadro:
select objects > selecionar entidades todas
definir pasta de destino desejada
OK



2.

Abrir ficheiro 'tetraedro' no AutoCAD

SCALE > all > picar ponto de referência > scale factor 120
ZOOM > extend

UNITS > abre quadro:
precision = 0
OK



3.

botão ORBIT permite rodar o objecto no espaço


ERASE > apagar face de baixo do sólido

VIEWSTYLES > wireframe
CIRCLE > 3P > picar 3 vértices do sólido para definir o círculo
OFFSET > selecionar círculo > 10



ERASE > selecionar primeiro círculo pode apagar-se o primeiro círculo

PLINE > picar os 3 vértice inferiores da pirâmide

REGION > selecionar círculo e triângulo desenhado pela polilinha
transformou-se o círculo e a polinha em reagions

SUBTRACT > selecionar circulo > ENTER > selecionar triângulo

MOVE > selecionar 3 faces > mover para o lado

VIEWSYLES > shaded
para visualizar o resultado do processo



4.

EXTRUDE > selecionar faces da pirâmide > valor = 2
EXTRUDE > selecionar base circular > valor = 2



5.

SLICE


6.

WBLOCK > abre quadro:
select objects > selecionar entidades todas
definir pasta de destino desejada
nome do ficheiro 'quebra-luz_teste1'
OK


7.

Abrir progama 3D Studio Max

Ficheiro > Import > escolher ficheiro 'quebra-luz_teste1' > abre quadro:
-

Material > definir cor para o object

terça-feira, 3 de novembro de 2015

AULA 15, 03/11/2015

3DMax (continuação)

- Porta

ABRIR O FICHEIRO DA AULA 13


1.

Botão Material Editor', por baixo da barra de menus > abre quadro:


Modes > Compact Material Editor
Selecionar miniatura
Difuse > Bitmap > localizar ficheiro de imagem a atribuir
desligar Real-World Map Size
Coordinates > Tiling > U: 1 ; V:1

criou-se um material novo, com a imagem pretendida, chamado PAREDE-02



2.

Arrastar miniatura para cima do objecto a que se pretende atribuir o material, neste caso, arrastar para cima da nossa parede

selecionar a parede
menu Modify > Modifier List > UVW Map
Parameters > Box

Botão 'Render Production', na barra abaixo da barra de menus (símbolo chaleira)
para verificar as correcções feitas ao modo de atribuição do padrão à entidade



3.

menu Modify > (já estamos no editor do UVW Map)
Parameters > U Tile = 2; V Tile = 2 ; W Tile = 2

Botão 'Render Production', na barra abaixo da barra de menus (símbolo chaleira)
para verificar as correcções feitas ao modo de atribuição do padrão à entidade

diminui-se o tamanho do padrão atribuído à parede



3.

guardar imagem de uma porta da internet

Botão Material Editor', por baixo da barra de menus > abre quadro:


Modes > Compact Material Editor
Selecionar miniatura
Difuse > Bitmap > localizar ficheiro de imagem a atribuir
desligar opção Real-World Map Size
desligar opções de 'Mirror Tiling'
Coordinates > Tiling > U: 1 ; V:1
Atribuir visualização de caixa à nossa miniatura, para percepcionar melhor o efeito da imagem
criou-se um material novo, com a imagem pretendida, chamado PAREDE-02

Arrastar miniatura para cima do objecto a que se pretende atribuir o material, neste caso, arrastar para cima da nossa porta

Botão 'Render Production', na barra abaixo da barra de menus (símbolo chaleira)
para verificar as correcções feitas ao modo de atribuição do padrão à entidade



4.




5.

menu Create > Line > Desenhar linha
Mover linha até altura da câmara

Selecionar Câmara
menu Motion > Trajectories
 ???


Selecionar puxador
Track View - Curve Editor > Y - Rotation > Add Keys > ponto no frame 20 > ponto no frame 45 (value = 80)
atribuiu-se moviemento de rotação ao puxador

menu lateral > Hierarchy > Pivot > Afect Pivot Only
é necessário que a porta esteja seleccionada
mudou-se o ponto de referência para a rotação do puxador