LISTA DE COMANDOS / SEQUÊNCIA DE PASSOS:
1.
XLINE > HOR > coordenada 0,0
XLINE
> HOR > coordenada 0,0
Z (ZOOM)
> EXTENTS
para centrar o desenho no espaço de trabalho
para centrar o desenho no espaço de trabalho
REGEN
para regenerar o desenho
para regenerar o desenho
POINT, marcar na intersecção da circunfêrencia com x
PDMODE > 35
vai criar representação do ponto
PDMODE > 35
vai criar representação do ponto
3.
OFFSET > 1.5 > selecionar linha y
CIRCLE > centro no foco > r = 1.5
POINT nas
intersecções da circunferência com a primeira recta (ou seja, pontos da parábola sobre
a primeira recta)
encontraram-se os pontos que estão a 1.5 afastamento da directriz e do foco
mover formas auxiliares para a layer "lixo"
5.
encontraram-se os pontos que estão a 1.5 afastamento da directriz e do foco
4.
neste momento pode apagar-se as circunferências auxiliares que já não são necessárias ou, numa solução mais segura, movê-las para uma layer "lixo", que se colocará invisível.
activar osnap NODE
CIRCLE >
centro no foco > r = 3 > determinar intersecções com 2ª recta
CIRCLE >
centro no foco > r = 4.5 > determinar intersecções com 3ª recta
encontraram-se os restantes pontos da parábola
POINT > 0.5, 0
POINT > 0.5, 0
mover formas auxiliares para a layer "lixo"
5.
LINE, do
foco (F) ao ponto da parábola mais distante (A)
LINE,
horizontal a passar em A e cruzar linha y
tangente da parábola será bissectriz do ângulo formado por estas duas linhas
CIRCLE,
centro no ponto A
TRIM, tirar
excesso do circle
XLINE, a passar
no ponto A
activar MIDPOINT snap
Fixar a
linha no midpoint do arco
temos a bissectriz pretendida, portanto temos a
tangente da parábola
6.
NEW LAYER –
cor magenta, nome “curva”
tornar será layer de trabalho
SPLINE >
method > CV
> degree > 2
picar ponto A, picar ponto de intersecção da tangente com x (I),
picar último ponto da parábola (B)
spline
desenhada deverá passar automaticamente por todos os pontos já marcados
7.
VP (VIEWPOINT)
quadro
VIEWPOINT PRESETS > 315° na seleção lado esq / 30° na selecção lado direito
vista perspectivada da superfície
TRIM >
selecionar eixo x e parábola
> apagar metade da parábola
SURFTAB 1
> 17
SURFTAB 2
> 17
define os nós que a malha da superfície terá
LINE, do
ponto de menor afastamento da parábola à origem
8.
REVSURF >
seleccionar curva da parábola (object to revolve)
seleccionar linha desenhada no ponto anterior (axis)
seleccionar linha desenhada no ponto anterior (axis)
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